sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TECNOLOGIA - Impressão em 3D

Uma boa notícia saiu nos últimos dias: a brasileira Luiza Silva conquistou o segundo lugar numa competição internacional de design com o projeto de uma impressora 3D para crianças produzirem sua própria comida.

Luiza Silva, 24, durante evento de premiação, realizado na Suécia em 16 de outubro. À direita, o protótipo da impressora 3D para produção de comida. Divulgação Eletrolux
O uso de impressoras 3D, ou também conhecido como Prototipagem Rápida, vem crescendo cada vez mais entre os designers. É uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos.




Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. Além disso, é possível simultaneamente depositar diferentes tipos de materiais. A tecnologia é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico.

Tal uso facilita rapidamente a visualização de possíveis erros que um projeto mais complexo possa vir a ter, e como mostra o próprio concurso da Eletrolux, em breve esta tecnologia estará mais acessível aos usuários!

PARA SABER MAIS:
Brasileira Ganha Prêmio Internacional - http://migre.me/gE3up
Impressora 3D auxilia na reconstituição de rosto - http://migre.me/gE3z5
Projeto europeu para peças em metal - http://migre.me/gE3By
Como funciona a impressão em 3D - http://migre.me/gE3E1
Impressora 3D doméstica - http://migre.me/gE3MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário