terça-feira, 5 de novembro de 2013

DESIGN - Dia Nacional do Designer


Hoje é um dia de muita alegria para mim, o Dia Nacional do Designer, profissão que amo e que tenho o prazer de desempenhar. A profissão de designer é algo ainda obscuro para muitas pessoas aqui no Brasil, não vou aqui fazer um artigo explicando tudo que um designer pode fazer, e o quanto é importante para sociedade. 

Bem, podemos falar mais nesse post sobre esse dia em específico. O dia 5 de Novembro é a data escolhida em homenagem ao aniversário do grande designer pernambucano Aloísio Magalhães, que é considerado um dos pioneiros na introdução do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a primeira escola superior de design neste país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). É normalmente considerado pela crítica um dos mais importantes designers gráficos brasileiros do século XX.




Além de designer, foi artista plástico e secretário de cultura do Ministério da Educação e da Cultura (MEC). Foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e esteve sempre ligado a questões próprias da cultura brasileira. Fundou em 1960 o escritório M+N+P em conjunto com Luiz Fernando Noronha e Artur Lício Pontual, posteriormente se transformando na atual PVDI - Programação Visual Desenho Industrial. Ao lado dos novos sócios Joaquim Redig e Rafael Rodrigues, projetou a identidade visual da Petrobrás, do IV Centenário do Rio de Janeiro. Em 1965, foi responsável pela criação da primeira marca da TV Globo, uma estrela de quatro pontas. Foi responsável pelo projeto gráfico das notas do cruzeiro novo (moeda adotada no país a partir de 1966). Foi também membro fundador d'O Gráfico Amador, uma private press que, através de suas experiências tipográficas, teve influência significativa sobre o moderno design gráfico brasileiro.
LIMA,Guilherme CunhaO Gráfico Amador: as origens da moderna tipografia brasileira,
 Edit.UFRJ, Rio de Janeiro, 199
Aloísio faleceu em Pádua, Itália em 1982, quando tomava posse como presidente da Reunião de Ministros da Cultura dos Países Latinos. 
Mas afinal, o que faz a profissão do designer tão importante? Olhe ao seu redor... imagine um mundo sem marcas, imagine-se andando num shopping que não tivesse sinalização, placas das lojas... Olhe pro seu aparelho de celular e imagine-o com uma tela limpa, sem desenhos, apenas palavras... as formas lindas do seu carro... olhe as páginas de um livro, de um jornal, da sua revista favorita, e imagine tudo numa página branca, com letras iguais, com textos iguais... Sabe aquela sua calça jeans com uma textura super bacana? advinha quem pensou na criação dela, no projeto de como executá-la? Sabe aquela tirinha plástica que você puxa e abre o biscoito, ou aquela embalagem bem criativa e diferente que te chama atenção no supermercado? Adivinha quem projetou? É isso aí!!! 
Embalagem de lenços umedecidos: adesivo prático que mantem o produto intacto.

Embalagem promocional da Vodka Smirnoff: plástico com textura de limão
que se desenrola como uma casca.
O seu mundo sem um designer seria outro, bem mais atrasado e feio!
Esta semana saiu uma matéria no jornal Folha de São Paulo sobre as novas perspectivas para essa área. Empresas que estiverem conectadas com esse profissionais, terão mais chances de despontar com inovações e criatividade.

A TODOS UM FELIZ DIA NACIONAL DO

Nenhum comentário:

Postar um comentário