domingo, 15 de março de 2015

TECNOLOGIA: ressonância e arte

Faz-se necessário, a princípio, conceituarmos o que é RESSONÂNCIA.
Segundo o Dicionário Houaiss a ressonância é um estado de um sistema que vibra numa freqüência própria, com amplitude acentuadamente maior, como resultado de estímulos externos que possuem a mesma freqüência de vibração [O nome também se aplica à própria vibração.]
Também pode ser considerado um processo de transferência de energia de um sistema, que oscila numa freqüência própria, para outro que oscila com a mesma freqüência.
No caso, nos limitaremos as rubricas que conceituam mediante a Física.

Sim, isto mesmo, você de humanas, que fez vestibular para estudar design e achou que nunca mais precisaria ver esse terror de matéria das exatas!!!
Um verdadeiro designer deve estar sempre aberto a interdisciplinaridade e as múltiplas possibilidades de união entre as ciências para resultados criativos e inovadores.

Herin Atlan, cientista que já foi chefe do projeto Genoma, tem uma bela metáfora:
O conhecimento é como uma sala escura, onde você entra com um candeeiro e passa a explorar essa sala, a resposta que você procura pode estar justamente naquele canto escuro que não foi iluminado.

Este post é para mostrar alguns vídeos que mostram o uso da ressonância, inclusive em ondas sonoras, para experimentos científicos que criam impressionantemente resultados artísticos. Confiram e supere seus preconceitos, sua próxima grande ideia pode estar mui além do seu campo de estudo!

1. Neste primeiro vídeo, experimento com placa que emite ondas ressonantes criando belos desenhos com a areia conforme se muda a freqüência das ondas.




2. Neste segundo vídeo, essa dupla auto intitulada THE SLOW MO GUYS, que possui um canal do Youtube, onde fazem vários experimentos e filmam com câmera para serem vistos em slow motion. O resultado são imagens artísticas belíssimas! 




3. Este belo e último vídeo desse post é um experimento de muita delicadeza, onde elementos são levitados pelas ondas sonoras! Sem mais a comentar, assista!




Nenhum comentário:

Postar um comentário