sábado, 24 de janeiro de 2015

PRODUTO: Xícara

Segundo o Dicionário Houaiss, XÍCARA é um substantivo feminino, que tem por definição ser um pequeno recipiente para bebidas quentes, com asa para facilitar a manipulação, ou, Derivação: por metonímia - A quantidade de bebida que comporta; xicarada.


Piccolo Affogato al Caffe

A língua portuguesa herdou essa palavra do Espanhol; jícara (1540) surgida provavelmente do náuatle (língua falada pelos astecas, hoje extinta) xicálli,  que era uma espécie de vasilha. 



O termo xícara usado no Brasil na atualidade, caiu em desuso em Portugal (onde se usa o termo Chávena ou Cup do Inglês), surgindo apenas na literatura, nos romances do século XIX, não é pois um brasileirismo, tornando-se uma arcaísmo em Portugal e usada comumente no Brasil.



Destina-se a servir bebidas como chácaféleitechocolate, entre outras, sendo que existem formatos e medidas apropriadas para cada tipo de bebida. Por exemplo, as xícaras de café são menores que as de chá. No entanto, não existe nenhum padrão estabelecido para essas medidas ou formatos. Tal não impede, contudo, que se utilizem também as xícaras como medidas para ingredientes em receitas culinárias.

Habitualmente, as xícaras são decoradas com motivos (florais, sobretudo) tornando-as, em alguns casos, autênticas obras de arte e objectos de colecção por apreciadores. Noutros casos, são estampadas com logótipos, funcionando como veículo de publicidade, ou outros desenhos para assinalar eventos, pessoas ou locais.



Há vários tipos e específicas para cada ocasião ou tipo de bebida.
  • Café - Menor em capacidade do que a do chá, com tamanho suficiente para acondicionar um "gole" de café, ou a quantidade suficiente para ser degustada sem queimar a boca.
  • Chá - Maior do que a do café em média 200 ml, serve para ser servida em mesas acompanhadas normalmente de torradas a estilo americano, com um acompanhamento, frio por exemplo ou britânico a torrada em si e o chá preto inglês.
  • Chocolate - Apesar de similar ao do chá em volume é maior e o diâmetro é levemente maior.
  • Eventos especiais, como o festival do chá no Japão, não possuem abas ou asas e são circulares, devem ser pegadas com dois dedos no máximo de cada mão e levado suavemente à boca, após um ritual.

xícara japonesa sem asa
Para os designers e artesãos das cerâmicas e louças, um objeto com mil possibilidades de formas e texturas visuais.



Bem como, outras possibilidades de uso, tudo que a criatividade mandar!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário