sábado, 24 de maio de 2014

ARTESANATO: Projeto Bordados de Passira

Esse post é pra divulgar um belíssimo projeto, o BORDADOS DE PASSIRA que junta a Associação das Mulheres Artesãs de Passira com voluntários, incluindo estudantes de Design do CAA - UFPE



Passira é uma cidade localizada no agreste de Pernambuco, e muito conhecida pelo bordado manual aplicado em artigos de cama e mesa. Há alguns anos, as artesãs passaram a produzir alguns trabalhos para o mercado de moda nacional e identificaram uma possibilidade de ampliar seu repertório de produtos e diversificar sua produção. Alguns projetos governamentais tentaram promover o artesanato local, mas essas iniciativas não foram completamente finalizadas.
Esse despertar de possibilidades chamou a atenção das artesãs, que passaram a procurar a capacitação necessária por meio de esforços próprios. Porém, a oferta de cursos na área de moda são raras na região e distantes de sua realidade.


Durante o projeto de mestrado de Ana Julia Melo, na Universidade de São Paulo, que estudou a relação entre o bordado dessas mulheres e o design de moda nacional, surgiu o desejo de unir alguns colegas e juntos elaborarem um projeto que viabilizasse essa capacitação sem nenhum custo para as mulheres de Passira. O meio encontrado foi o de financiamento coletivo, via redes sociais.
Esse meio de viabilizar o projeto permite autonomia e isenção de órgãos governamentais e empresas do setor privado, garantindo que seja executado da melhor forma para as bordadeiras.


“Bordados de Passira” é um projeto que busca capacitar as artesãs da Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP), no agreste de Pernambuco, para diversificar sua produção e ganhar autonomia na divulgação de seus produtos pela internet, em uma loja virtual. Elas já bordaram para grandes marcas de moda, mas gostariam de aprender a fazer suas próprias coleções. A iniciativa conta com 10 colaboradores voluntários que disponibilizaram suas habilidades em prol dessa causa.


A Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP) iniciou seus trabalhos em 2008, quando as artesãs sentiram a necessidade de se reunir em torno de uma organização para trocar experiências e encontrar soluções para o bordado como atividade econômica.
O intuito inicial de se organizarem em grupo era promover esse artesanato típico de Passira e visitar as feiras da região para divulgar as peças produzidas lá. 


 


Atualmente, a AMAP conta com cerca de 40 associadas, todas bordadeiras. Qualquer mulher da região pode pedir seu ingresso na associação, desde que pratique a atividade do bordado. A associação também promove cursos na zona rural de Passira, a fim de capacitar quem ainda não sabe bordar.
Nossa meta é conseguir R$ 30 mil, via financiamento coletivo, para compra de materiais necessários aos cursos de modelagem, gestão de produto, além da manutenção de uma loja virtual por 1 ano. Precisamos também custear cinco passagens aéreas para os colaboradores que irão ministrar os cursos.


Para colaborar com o projeto, basta doar qualquer quantia por meio do Catarse. 
Funciona como uma compra pela internet. Você pode doar pelo cartão de crédito ou boleto bancário. O cadastro é super rápido e seus dados estarão seguros com o Catarse.

Clique na imagem para fazer a sua doação e ajudar o projeto


PARA SABER MAIS: https://www.facebook.com/bordadosdepassira

Nenhum comentário:

Postar um comentário