Marchetaria, ou marqueteria, (fr.: marqueter, embutir) é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis,pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira. De acordo com a técnica utilizada pode-se construir objetos tridimensionais,esculturas, utilitários, jóias, etc. Aqui no Brasil, essa arte está mais relacionada a madeira.
Marchetaria oriental com madrepérola
A arte de embutir madeiras coloridas em superfícies de madeira, de modo a contrastar, para criar projetos artísticos, foi praticada habilidosamente pelos egípcios antigos. Das minas de cobre próximas desenvolveram o bronze, com que fizeram as lâminas dentadas para se usar como serras. Normalmente a marchetaria está ligada a peças clássicas ou antigas, porém novos artistas dão novos usos a ela em várias áreas.
Davi de Carvalho (da Marchetaria Brasil) com uma de suas obras sacras.
A marchetaria pode atuar no desenvolvimento de produto de várias áreas: construção de objetos utilitários; bijuterias; reciclagem de móveis; painéis para decoração; quadros; esculturas; restauração, etc.
Bijuterias com trabalhos de incrustação: pode-se usar ossos, madrepérola, madeira, metais, etc.
O designer ou arquiteto que trabalha com decoração de interiores pode aproveitar bastante essa arte para um toque pessoal em objetos e móveis, vale a pena conhecer mais e valorizar esse trabalho milenar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário