segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ANIMAÇÃO: BEAUTY uma obra prima!

O animador e filmmaker Rino Stefano Tagliafierro buscou inspiração em pinturas clássicas, e encontrou uma maneira de compartilhar o seu impacto emocional com o mundo.

Rino sempre alcançou a intensidade das emoções que ele encontra através de pinturas clássicas inigualáveis por outras formas de arte. E quando ele sentou-se para criar o seu mais recente curta-metragem, BEAUTY, ele procurou transmitir o impacto emocional da sua arte para um público que não pode ser tocado de outro modo.

"A idéia de BEAUTY nasce do desejo de transmitir as principais emoções que cada pessoa encontra ao longo de sua trajetória de vida", diz Tagliafierro. "Arte clássica sempre atraiu as minhas emoções mais intensas, então eu decidi representá-los."

O projeto resultante, BEAUTY, é um passeio através do ciclo de vida humana - desde o nascimento até a morte - que recorre a essas pinturas clássicas para contar essa história de uma forma absorvente. Ao adicionar animação sutil para as obras de arte que ele escolheu, Tagliafierro retrata ativamente o movimento que está sempre apenas implícito nas peças originais. O resultado é um impressionante e assombrosa série de imagens em movimento que faz com que o trabalho parecer vivo em diferentes - muitas vezes surreal - maneiras.


A possibilidade de que essas imagens poderiam ser bela e chocantes ao adicionar movimento é algo que Tagliafierro estava consciente quando ele concebeu o projeto.

"Eu sempre achei a ideia de mover uma imagem congelada interessante", explicou. "Os movimentos são suspensos em um tempo distante, ou parecem vir da imaginação do espectador."

..."em Beleza, diz ele, "os gestos e olhares dos personagens podem ser surreais e enfeitiçados, e esse aspecto faz parte da minha imaginação - um pouco assustadora e inquieta - que brilha através de todo o meu trabalho. Mas a minha intenção primeira é transmitir as emoções que você sente quando eu me coloco na frente das obras-primas da arte clássica. BEAUTY é uma história emocional, meu foco principal era despertar fortes emoções. Espero que eu tenha conseguido."

A resposta a esse questão e para o espectador individual, mas a diligência de processo de Tagliafierro significa que, se alguém assistir BEAUTY e ficar indiferente, não é por falta de tentativa do autor.


"Eu elaborei as imagens com o software de edição de fotos, e usei cut-out digital", ele explica as técnicas usadas para trazer BEAUTY à vida.
"É um processo meticuloso que consiste em cortar os personagens cortados e separar das partes do fundo, e reconstruir e redesenhar as partes ocultas. Então, eu animei os indivíduos com After Effects."

Então ele passou o trabalho para o designer de som do projeto, Enrico Ascoli - mas, diz ele, "A busca e seleção de imagens durou anos."

O resultado é um filme de nove minutos que se estende por 115 pinturas e a jornada do nascimento à morte. Há muita beleza a ser encontrada nesse trabalho. A lista de pinturas está no fim do vídeo, na parte de créditos.

Por DAN SOLOMO
Tradução livre: Sophia Costa

Confira agora esse fantástico trabalho!