segunda-feira, 26 de maio de 2014

PERSONA: André Neves - Livros e Ilustração

Há poucos meses, chego de visita na casa da minha mãe, e lá vem ela toda sorridente:
- “Tenho uma surpresa pra você!” 

E me dá de presente um livro chamado A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA.
Não precisa explicar o motivo da compra né! Mas disse ela que passava pelo centro do Recife, e estancou na frente de uma vitrine quando viu o nome do livro, além, é claro, de achar os desenhos bonitos.


Logo de cara me encantei com as ilustrações, e como não poderia deixar de ser, a bela diagramação e textos do livro. Meu olho voltado para o design editorial (quem não sabe, é nessa área que estou envolvida na UFPE) observou os desenhos, a posição dos textos, as tipografias usadas... Cacoete de designer!

Meu irmão chega na sala e comenta:
- Ah! Esse cara é muito bom! Ele faz altas ilustrações e é daqui de Recife.

Ok! Lá vou eu pro Google cavoucar pra descobrir mais...
Eis que agora tive a oportunidade de entrar em contato com o André Neves, o tal que faz as “altas ilustrações” (e bota "altas" niso!!!), para um bate-papo em nosso blog. Espero que gostem!

 

Coisa de Designer: André, quando você começou a desenhar?
André Neves: Desde sempre. Pelo menos é o que guardo de memoria. Profissionalmente por volta de 1998.


CdD: Você tem alguma formação acadêmica?
AN: Minha formação é Relações publicas, ainda em Recife. No mesmo tempo comecei a buscar acompanhamento artístico com artistas locais. Depois, tanto em SP quanto RS, procurei me especializar de forma autônoma e com cursos periódicos de ilustração para infância. Inclusive no exterior - Scuola Internazionale díllustrazioni de Sarmede - Štěpán Zavřel, foi muito importante.

CdD: Quando e como descobriu a ilustração?
AN: A redescoberta do livro para infância surgiu ainda em Recife, quando fiz o estagio final em Relações Publicas. No Espaço Pasargada, a casa do Manuel Bandeira. Espaço cultural que na época cuidava do acervo e memória do autor, da edição e livros editados no estado de Pernambuco, eventos literários e coisas do gênero.

Remédios e seu demonio. editora Callis. 2011

CdD: Que materiais costuma usar em seus trabalhos?
AN: Todos, Isso vem da necessidade artística em relação ao que pretendo contar. Podemos chamar de Técnica Mista.

CdD: Você ilustra mais a mão, ou usa o computador?
AN: A mão, recursos de computadores só para detalhes. Geralmente de composição. Sem alterar o fazer manual.

estudo de técnica para TOM / Capa do catalogo FNLIJ Bologna 2013


CdD: Qual o trabalho que você mais gostou de fazer até hoje?
AN: O último. Livro TOM. Simplesmente por ser o que me dediquei mais, o que busquei inovar, acertar e me reinventar. E sei que será este até o próximo. O próximo pode não ser melhor que o anterior, mas trabalharei com mesmo empenho. 


 

CdD: É conhecido que você tem livros próprios, ilustrados e diagramados por você. Como foi que começou a criar esses livros?
AN: Quando comecei a desacreditar literariamente em alguns trabalhos que havia feito e estava fazendo. Hoje, busco histórias que me encantem, que me inspirem e que me façam sonhar. Tanto minhas quanto de outros escritores. Se não for assim, será um desserviço para literatura.


Entre Nuvens. Editora Brinque Book, 2012


CdD: Muitos estudantes de design e artes tem interesse em trabalhar com ilustrações. Que dicas você daria a esses jovens?
AN: Aprendam a olhar. No caso dos livros, a olhar e a contar por imagem.
Estudar, buscar teorias e cursos que felizmente estão sendo editados e organizados no Brasil.

Le voci dei tan tan. editora cosimo panini 2011

CdD: Agradecemos a gentileza dessa sua pequena entrevista. Para finalizar, que mensagem pessoal você gostaria de passar aos leitores do blog?
AN: Que a leitura visual e a leitura das palavras possibilitam igualmente ampliar o imaginario. Em relação aos livros. Não existe um bom ilustrador que não seja um bom leitor. Leiam!

PARA SABER MAIS:
Scuola Internazionale d'Illustrazione - http://www.sarmedemostra.it/

sábado, 24 de maio de 2014

ARTESANATO: Projeto Bordados de Passira

Esse post é pra divulgar um belíssimo projeto, o BORDADOS DE PASSIRA que junta a Associação das Mulheres Artesãs de Passira com voluntários, incluindo estudantes de Design do CAA - UFPE



Passira é uma cidade localizada no agreste de Pernambuco, e muito conhecida pelo bordado manual aplicado em artigos de cama e mesa. Há alguns anos, as artesãs passaram a produzir alguns trabalhos para o mercado de moda nacional e identificaram uma possibilidade de ampliar seu repertório de produtos e diversificar sua produção. Alguns projetos governamentais tentaram promover o artesanato local, mas essas iniciativas não foram completamente finalizadas.
Esse despertar de possibilidades chamou a atenção das artesãs, que passaram a procurar a capacitação necessária por meio de esforços próprios. Porém, a oferta de cursos na área de moda são raras na região e distantes de sua realidade.


Durante o projeto de mestrado de Ana Julia Melo, na Universidade de São Paulo, que estudou a relação entre o bordado dessas mulheres e o design de moda nacional, surgiu o desejo de unir alguns colegas e juntos elaborarem um projeto que viabilizasse essa capacitação sem nenhum custo para as mulheres de Passira. O meio encontrado foi o de financiamento coletivo, via redes sociais.
Esse meio de viabilizar o projeto permite autonomia e isenção de órgãos governamentais e empresas do setor privado, garantindo que seja executado da melhor forma para as bordadeiras.


“Bordados de Passira” é um projeto que busca capacitar as artesãs da Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP), no agreste de Pernambuco, para diversificar sua produção e ganhar autonomia na divulgação de seus produtos pela internet, em uma loja virtual. Elas já bordaram para grandes marcas de moda, mas gostariam de aprender a fazer suas próprias coleções. A iniciativa conta com 10 colaboradores voluntários que disponibilizaram suas habilidades em prol dessa causa.


A Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP) iniciou seus trabalhos em 2008, quando as artesãs sentiram a necessidade de se reunir em torno de uma organização para trocar experiências e encontrar soluções para o bordado como atividade econômica.
O intuito inicial de se organizarem em grupo era promover esse artesanato típico de Passira e visitar as feiras da região para divulgar as peças produzidas lá. 


 


Atualmente, a AMAP conta com cerca de 40 associadas, todas bordadeiras. Qualquer mulher da região pode pedir seu ingresso na associação, desde que pratique a atividade do bordado. A associação também promove cursos na zona rural de Passira, a fim de capacitar quem ainda não sabe bordar.
Nossa meta é conseguir R$ 30 mil, via financiamento coletivo, para compra de materiais necessários aos cursos de modelagem, gestão de produto, além da manutenção de uma loja virtual por 1 ano. Precisamos também custear cinco passagens aéreas para os colaboradores que irão ministrar os cursos.


Para colaborar com o projeto, basta doar qualquer quantia por meio do Catarse. 
Funciona como uma compra pela internet. Você pode doar pelo cartão de crédito ou boleto bancário. O cadastro é super rápido e seus dados estarão seguros com o Catarse.

Clique na imagem para fazer a sua doação e ajudar o projeto


PARA SABER MAIS: https://www.facebook.com/bordadosdepassira

sábado, 3 de maio de 2014

LOOK: Inverno Tropical

Esse não é um post de moda, e muito menos de tendências pra anos luz... pelo contrário, é sobre as coisas básicas que se pode usar sempre, passa a moda, mas os modelitos podem ser guardados e recombinados. Eu amo botas com jeans ou leggings, bem como casacos, uma pena morar numa cidade na linha do Equador, quente até no inverno: Recife.
Mas adentrando um pouco mais pelo interior do Nordeste, ou descendo ao sul do Brasil, sempre dá pra se usar as peças mais quentinhas do guarda-roupa. Minhas sugestões são para o frio mais "tropical". Coisas que catei na internet e que usaria na boa!


1. look para frio leve






2. look para frio moderado






Pessoalmente gosto das malhas da SCALA, que são confortáveis, com preços acessíveis e dá pra usar naquele dia de chuva sem morrer de calor (pra quem é do NE) ou colocar um belo casaco (pra quem é do SUL).
Já as botas, uso sem medo!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

DICA DO DIA: customizando sandália

Nada muito trabalhoso, aquela sua sandália de cor apagadinha pode ganhar uma cara nova com uma simples camada de esmalte. Eu mesma fiz isso, e ficou muito bom!

1. Sandália sem graça

2. Um esmalte com brilho, de cor similar a da sandália; escolhi um meio "furta-cor" em tom alaranjado e rosa.


3. Depois de aplicado 2 camadas de esmalte, a diferença da sandália antes e depois!



AGORA É SÓ USAR SUA CRIATIVIDADE!

SWEET PLACE: otimizando espaços

Olha que bacana! principalmente pra quem tem crianças ou adolescentes, essa é uma ótima opção de otimizar os espaços do quarto, tudo num único móvel!