sábado, 18 de maio de 2013

STOP THE VIOLENCE - 18 de Maio

18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse meu tag, STOP THE VIOLENCE, tem a princípio a intenção de mostrar imagens e campanhas contra violências em geral. Mas hoje vamos falar um pouco sobre essa data específica.


Esta é ARACELI CABRERA CRESPO, menina que foi o pivô de uma terrivel história de brutalidade, cujo texto reproduzo abaixo, contando todo o caso.



O dia de 18 de maio, infelizmente, foi baseado numa história que chocou a sociedade brasileira durante as décadas de 70 até 90 (quando se deu o fim definitivo do caso, em 1991). 

Foi um dos casos mais violentos e delicados que o estado do Espírito Santo conheceu, mas que trouxe e ainda traz um alerta ao Brasil.

Há exatamente 40 anos, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos, saia mais cedo da escola a pedido de sua mãe; dirigiu-se ao ponto mais próximo e seguiu em direção ao centro de Vitória, como fora pedido no bilhete deixado na escola com a assinatura de Dona Lola Sanchéz. Após esse dia, Araceli nunca mais foi vista com vida.

Passado um tempo sem ter notícias da filha e preocupado pelo fato da menina não ter voltado para casa, Gabriel Crespo, o pai, entrou no carro da família e seguiu à procura da criança, porém sem sucesso. Por 6 dias ninguém teve qualquer notícia sobre o paradeiro de Araceli, até que dia 24 de maio, enquanto caçava passarinhos num terreno baldio atrás do Hospital Infantil de Vitória (Hospital Jesus Menino), um menino encontrou os restos de uma criança.

A partir daí começava a surgir a história bizarra que envolvia famílias ricas, drogas, estupros e torturas.

Durante muito tempo, o corpo encontrado no terreno foi deixado intocado na gaveta do Instituto Médico Legal (IML), pois ninguém tinha coragem de investigar o caso que envolvia as famílias mais poderosas do Espírito Santo; dentre elas, estavam os Michelini e os Helal, ambas com ligações no governo (político e jurídico) e conhecidas por usarem drogas e violentar meninas.

Quem se atreveu a dar continuidade ao caso foi eliminado; foram 14 testemunhas mortas. A mãe da menina também foi apontada como suspeita, pois Lola Sanchéz, de nacionalidade boliviana, era a ligação do tráfico de drogas entre a Bolívia e o Brasil, e teria usado a própria filha como "mula" ao pedir à garota que entregasse um pacote a Jorge Michelini, um dos suspeitos de morte da criança.

Ao chegar onde deveria ser entregue o envelope, a menina foi drogada, estuprada, mutilada e seu corpo recebeu uma dose de ácido para dificultar a identificação. Os três suspeitos do crime, Jorge Michelini, Dante Michelini Júnior e Paulo Helal nunca foram condenados.

O corpo de Araceli só foi enterrado 3 anos depois de seu assassinato e a data 18 de maio, dia em que desapareceu, foi escolhida para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visando conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração imagens Históricas

Sugestão de Patricia Hamilton


Fontes:

- AMORIM, Ana Paula. "1973 - Araceli, vítima da crueldade". Jornal do Brasil. 18 de maio de 2008.
<http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=8524>


- Comite Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
<http://www.comitenacional.org.br/o-que-e-18-maio-000.php>





SE VOCÊ PRESENCIA OU SABE QUE ALGUMA CRIANÇA SOFRE ABUSOS, NÃO FIQUE CALADO!



Como denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes

É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar. Essa é a única forma de ajudar esses meninos e meninas.

Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil:
Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias.

Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.

OU DISQUE 100

O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Por meio do 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PERSONA - Till Lindemann e a pirotecnia

TILL LINDEMANN é vocalista da banda alemã Rammstein. Aí você pergunta: ok! e o que esse cara tem a ver com Design? Bem vou falar um pouco da biografia e de sua importância marcante na banda.


Till é ex-campeão da Europa de natação pela antiga Alemanha Oriental, quando jovem teve que abandonar o desporto devido a um rompimento muscular abdominal (cuja cicatriz pode ser vista no vídeo Live aus Berlin). Porém, o seu porte físico se mantem até hoje, o que lhe dá muita presença no palco. 




Till é extremamente performático, e sua dedicação tanto nos shows como nos vídeos lhe leva a tomar atitudes incomuns. É conhecido o caso em que perfurou a bochecha para inserir uma luz de led, causando um efeito fantasmagórico no vídeo ICH TU DIR WEH



Uma das caracteristicas do Rammstein são as performances com fogo em palco. O que poucos sabem é que Till Lindeman é o responsável por parte dos projetos pirotécnicos do shows. 
 
Till é o vocalista do grupo, embora tenha sido baterista na sua banda anterior. Tem uma poderosa presença em palco. Depois de um acidente na Treptow Arena, em Berlim, em 27 de setembro de 1996, em que símbolo da banda - em chamas - caiu do palco sobre o público, o Rammstein passou a manter uma equipe especializada de pirotécnicos, com os quais Lindemann aprendeu. Till obteve licença para trabalhar no palco com fogos de artifício, depois de estudar para ter o certificado de pirotecnia profissional.


A banda já executou diversas performances e a cada novo projeto de show eles surgem com novidades impressionantes, como as asas metálicas que ejetam fogo! Ou na temporada em que Till usava uma roupa apropriada que pegava fogo enquanto ele cantava ao vivo.


Os outros membros da banda também participam das performances e cada um é instruído para trabalhar com os adereços pirotécnicos que usam em palco. 
Num futuro post, falarei dos visuais da banda, figurinos, maquiagem e cenários.

LOOK - Galochas!

Well! Recife amanheceu literalmente debaixo d'agua hoje, como há muito não se via. Não resisti em fazer um post sobre algo essencial nessa cidade (e em outras brasileiras também) e que as recifenses ainda não aderiram: as GALOCHAS! 
Gente, numa cidade que inunda com qualquer maré alta, proteger os pés da água suja é questão de saúde (leptospirose tá por aí!), mas você não precisa fazer isso usando aquelas botas de trabalhador da construção civil!!!
Pra quem não sabe, galochas são botas de borracha impermeáveis e laváveis, que você pode meter o pé na lama sem problemas! 
Vário sites já disponibilizam modelos super bacanas. Eu tenho 2 há alguns anos, e sempre são úteis no inverno!


Tem pra todo gosto! Inclusive para os homens!


Esse modelos abaixo eu tirei do site da Cosse Couture, mas dou outras dicas no fim.

Se vc é do tipo animada e colorida, tem várias estampas pra fazer seu look, listras, xadrex, bolinhas...


Se seu estilo é mais clássico, ou vai sair a noite, esse é um bom modelo.


Mas se você não gosta de chamar atenção, e tá procurando algo básico, vai um modelo clean. 
Esse também serve para os homens.


Aqui vão alguns links onde vocês podem encontrar modelos diversos para comprar:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ARTESANATO - Silicografia


SILICOGRAFIA é o nome do desenho feito com areias coloridas. 
Este tipo de artesanato é tipico do oriente médio e é mantido até hoje no nordeste brasileiro. 
Sempre quis saber como se fazia o desenho dentro do vidro, este vídeo é bem instrutivo.

TECNOLOGIA - Light Muses



Essa fantástica performance feita com luzes ligadas ao corpo dos artistas. Elas podem ser programadas de formas diferentes e foram criadas de forma orgânica. O interessante é que os artistas não "tem" rosto, alçando um olhar abstrato sobre as formas.

http://visualdrugstore.com/work/portfolio/light-muses/

Outros trabalhos maravilhosos com luzes pode ser visto no site do Visual Drugstore

http://visualdrugstore.com/work/

FOTOGRAFIA - Finestre - Janelas


"Finestre - Fenêtres - Windows" é um grupo criado por Arcangelo Vincent Scalic, cujo objetivo é mostrar a beleza das arquiteturas de janelas através da fotografia. Há vários fotografos no mundo onde os vídeos são postados no Youtube. Neste são mostradas imagens de janelas do Rio de Janeiro, captadas por Alberto Cardoso. 

http://www.youtube.com/watch?v=u0QlMhrs2TI

Quem tiver interesse em participar, basta entrar no grupo do Facebook. Só avisando que lá não se fala Português, mas se vc souber Italiano, Francês, Inglês ou Espanhol, pode participar das postagens.

https://www.facebook.com/groups/210196202333/?fref=ts

ARTE - Rain Room



"A primeira coisa que você vai notar sobre a Rain Room, uma instalação que abriu no Museu de Arte Moderna de Nova York na semana passada, é a umidade tropical. A segunda coisa é o som de centenas de galões de água jorrando de um teto artificial. Finalmente, depois dos seus olhos se adaptarem à escuridão, você finalmente consegue ver: a Rain Room, um espaço de 1.000 metros quadrados em um estado de chuva perpétua.


Mas você nunca se molha. Graças a oito sensores de movimentos instalados acima da sala, a água que cai do teto abre espaço quando você anda pela sala, deixando você completamente seco. A sensação de andar por uma parede de água e continuar seco é sinistra – e observar como as pessoas reagem é parte da diversão. “A Rain Room coloca pessoas fora da zona de conforto, extraindo a base das respostas automáticas e brincando com a intuição”, explica seus criadores, o coletivo de arte e tecnologia londrino rAndom International. “Observar como esses resultados imprevisíveis se manifestam, e a experimentação com este mundo de comportamento pouco perceptível, é a base da nossa força motriz.”



Os designers da rAndom International passaram os últimos três anos desenvolvendo a tecnologia usada na instalação. Recriar a chuva não é tão fácil como parece. Água caindo de 6 metros de altura se comporta diferente da água que cai das nuvens, por exemplo. E milhares de galões de água em um espaço público causa problemas específicos de saneamento. Para lidar com isso, a equipe do MoMA criou a própria instalação para a Rain Room, aproveitando um terreno baldio ao lado do malfadado American Folk Art Museum. Os artistas, por sua vez, ficaram em silêncio em relação às especificações da tecnologia – eles argumentam que tudo faz parte da magia.


A Rain Room é otipo de instalação que museus sempre sonharam: espetacularmente experimental e acessível para quase qualquer tipo de audiência. Este tipo de atração é o que deve começar a surgir em museus, que sofrem para atrair espectadores. Ela ficará aberta até o dia 28 de julho – se você passar por Nova York neste tempo, pode ser um bom lugar para visitar". [MoMA]

fonte: http://gizmodo.uol.com.br/

quarta-feira, 8 de maio de 2013

STOP THE VIOLENCE - Anúncio com mensagem secreta



Por Andrew Liszewski - Em uma tentativa de dar a crianças que sofrem abuso uma forma segura de pedir ajuda, uma organização espanhola chamada Aid to Children and Adolescents at Risk Foundation, ou ANAR, criou um anúncio que mostra mensagens diferentes para crianças e adultos ao mesmo tempo. 

O segredo por trás da magia é uma camada superior lenticular, que mostra imagens diferentes dependendo do ângulo de visão. Assim, quando um adulto – ou qualquer pessoa com mais de 1,35m – olhar vai ver apenas uma imagem de uma criança triste e uma mensagem: “às vezes, o abuso infantil só é visível para a criança que sofre.” Mas quando a criança olha para o anúncio, ela vê feridas no rosto do garoto e uma mensagem diferente: “se alguém te machucar, ligue e nós ajudaremos” junto com o telefone da fundação.

O anúncio foi desenvolvido para ajudar crianças, especialmente àquelas cujo abusador está parado ao seu lado. E por mais que seja uma forma espetacular de usar imagens lenticulares, quanto tempo será que demorará para empresas de brinquedos começarem a fazer a mesma coisa para divulgar seus produtos diretamente para crianças?


segunda-feira, 6 de maio de 2013

WOMAN IN ART #6


Essa belíssima foto mostra com muita expressão os movimentos do corpo feminino. 
Infelizmente desconheço o autor da imagem.

STOP THE VIOLENCE - Palavras...


Na sequencia de nossos posts contra violência, mais um cartaz sobre violência doméstica. Nesse caso, como palavras podem ferir a outra pessoa. Um cuidado especial com as crianças, educar não é gritar, mas conversar e orientar.

SWEET PLACE - Patchwork


Este ambiente usou toda a criatividade com o patchwork. Desde a colcha, almofadas, murais de fotos e colagens na parede. Se inspire e use os retalhos de tecido com muita criatividade!

COISA DE GATO - Big Estampas


Gatos estão sempre em alta. Desde estampas de camisetas, acessórios, e o que mais a imaginação mandar. Neste site, muitas coisas interessantes para os amantes dos gatos. http://www.moderncat.net/

sábado, 4 de maio de 2013

DESIGN - cartazes criativos com feedback de clientes


Designers, diretores de arte, ilustradores a animadores irlandeses criaram uma série de cartazes com aqueles feedbacks "sem noção" que muitos clientes costuma emitir. Nada mais frustrante pra quem trabalha com criatividade e estuda/pesquisa muito pra isso.

http://sharpsuits.net/Home

quinta-feira, 2 de maio de 2013

LOOK - Kate Middleton


A idéia do tag LOOK não é falar de moda, mas coisas interessantes que vejo e que combinam bem, necessariamente não precisa estar em alta. No caso, uma foto da princesa Kate Middleton, ela se destaca na imprensa por sua elegância e discrição. Nesta foto, um look com tons nude e preto. Cabelos soltos e make leve. Dá pra usar bem no lugares mais frios do Brasil.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DICA DO DIA - Alegre seu café-da-manhã!


Um café da manhã com cara de romance! Essas forminhas que fazem ovos em forma de coração dão um charme ao seu início de dia. Acho que dá pra fazer umas tapiocas nela também!!!


Mas se sua ideia é apenas alegrar o café-da-manhã, as de florzinhas já resolvem!

 Tá dificil encontrar as forminhas? Invente e adapte a ideia! 
Com um pão de forma tostadinho dá pra fazer um bom molde e criar uma refeição completa e criativa!

BOM APETITE!